Buscar
  • Catarina Araújo

Visita ao Santuário de Lobos em Mafra

Dedicamos o primeiro artigo do nosso blog a uma visita que fizemos em família, em Junho de 2020, ao Santuário de Lobos em Mafra. Este blog terá uma periodicidade mensal e nele, vão poder encontrar várias sugestões sobre passeios, visitas e viagens, as nossas descobertas, estilo de vida ecológico, assim como temas de educação ambiental. Esperamos que vos inspire!


No Natal de 2019, oferecemos como prenda à nossa filha o apadrinhamento de um lobo do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. O Santuário situa-se na freguesia do Gradil, concelho de Mafra, a 30 km norte de Lisboa. Além de contribuirmos para este projeto de conservação, foi uma oportunidade excelente de proporcionar uma enriquecedora experiência de sensibilização e educação ambiental à nossa filha.

A loba que ela escolheu para apadrinhar foi a Faia que. além de ser uma das lobas mais bonitas do centro, é bastante curiosa e deixa-se observar com alguma facilidade.


A loba Faia por entre a vegtação

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI)

O CRLI foi criado pelo Grupo Lobo em 1987, com o objetivo de proporcionar uma espaço adequado a abrigar lobos que não podem viver em liberdade, provenientes de zoos, cativeiro ilegal ou vítimas de armadilhas.

O terreno tem 18 hectares e está arborizado de forma a recriar o habitat natural dos lobos. Os eucaliptos que existiam no terreno têm vindo a ser subsituidos por carvalhos, sobreiros e outras árvores autótones, num excelente trabalho de regeneração do habitat.


Como ajudar

Existem várias formas de apoiar o trabalho do Grupo Lobo:

  • Apadrinhamento dos lobos residentes no CRLI

  • Visitar o CRLI e participar nas atividades por ele desenvolvidas

  • Através de donativos

  • Tornado-se sócio

  • Programa de voluntariado

Saiba mais informações em http://www.grupolobo.pt/.



O Bolota, companheiro da Faia


Visitar o CRLI

Uma vez que o CRLI não é um Zoo, mas sim um Santuário, não existem garantias de que se consigam observar lobos durante a visita. Na nossa visita tivemos sorte e conseguimos observar dois lobos, a Faia e o Bolota, o seu companheiro. Na primeira vez, conseguimos observá-los ao longe, mas, depois de avançarmos um pouco no percurso, conseguimos vê-los bem mais próximos dos cercados, com a sua pelagem de Verão confundido-se com a vegetação.


A visita é guiada por uma bióloga que nos explica a história e objetivos do centro, expõe vários aspetos relacionados com os hábitos do lobo, a sua alimentação, reprodução e, claro, a temática da conservação. Há um grande trabalho a fazer para sensibilizar as populações sobre a importância deste grande predador para o equilíbrio do ecossistema, e para a descontruir os vários mitos associados ao lobo.

É este trabalho que o Grupo Lobo tem vindo a desenvolver junto das populações, em paralelo com o projeto do Cão de Gado, que desempenha um papel crucial ao proteger os rebanhos dos lobos. Existem algumas alcateias de lobo que vivem no Norte do país, e estas tem sido acompanhadas de perto e estudadas, de forma a poder garantir a sua conservação.


Se quiserem saber mais coisas, visitem o Centro. Vão preparados para fazer uma pequena caminhada e aprender muito! No momento actual de pandemia, existem algumas normas que têm de ser seguidas, como o uso de máscara, mas toda a informação está disponível no site http://www.grupolobo.pt/.


O que visitar em Mafra

Se forem a Mafra, aproveitem para visitar:

  • o Palácio Nacional e Convento de Mafra, com a sua fascinante biblioteca;

  • o Jardim do Cerco situado ao lado Palácio e construído no estilo Versailles;

  • a Tapada Nacional de Mafra, localizada junto do CRLI, um local otimo para passear e que alberga uma grande variedade de flora, e também muitos animais em liberdade, como veados, javalis, gamos, répteis e aves;

  • as aldeias típicas saloias, que ficarão para uma próxima visita, e, talvez, para um outro artigo para este blog.


Até breve!



#loboiberico #crli #santuariodelobos #mafra #conservação #lobos #Mafra

11 visualizações

Quimera Travel Experiences

RNAAT 628/2015

RNAVT 8466

Tel: (+351) 969 467 275 / (+351) 962 647 741

Email: info@quimeratravelexperiences.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto