Pico Gilbo
sábado, 08/06
|Riaño
Convite para um fim de semana de caminhadas no Parque Regional da Montanha Riaño e Mampodre, na região de Léon.
Horário e local
08/06/2024, 18:00 – 10/06/2024, 15:30
Riaño, 24900 Riaño, León, Espanha
Convidados
Sobre o evento
PROGRAMA:
Sábado, dia 8 de Junho
Chegada individual
Check-in no alojamento
Domingo, dia 9 de Junho
Pico Gilbo, el "Cervino" Leonés
O Pico Gilbo (1679m) é também chamado de “Cervino” Leonês, devido à sua esbelta e característica vertente norte que se assemelha ao Cervino dos Alpes, apesar de ser 2800 metros mais baixo que o verdadeiro Cervino. Está localizado na cordilheira Cantábrica, dentro do Parque Regional Picos de Europa (extremo sul), inserido no Parque Regional da Montanha Riaño e Mampodre, mais propriamente nas margens da barragem de Riaño, da montanha Oriental Leonesa, entre as localidades de Riaño e Horcadas. Apesar de não ser o mais alto da zona - o pico Pandián, o Yordas ou o Peña Las Pintas são mais altos - é o pico mais característico e o mais fotografado.
É um maciço calcário piramidal, que oferece vistas espetaculares sobre a localidade de Riaño e sobre toda a albufeira da barragem e das montanhas circundantes. A norte, da esquerda para a direita: Parque Natural Redes, Parque Natural de Ponga e Centro-Norte dos Picos de Europa. Para este: Parque Fuentes Carrionas, destacando-se do resto El Espigüete.
A face norte é uma parede vertical acidentada, aparentemente inacessível, mas cuja ascensão no verão não oferece dificuldades notáveis. Um pouco mais à frente, a NW, separado pelo Collado de Bachende, está o seu irmão mais novo, Cueto Cabrón (1539m), com uma ascensão mais complicada. Apesar de sua baixa altitude, 1679m, a subida ao Pico Gilbo, é considerada uma das mais belas ascensões da província de León. É um percurso que permite desfrutar de belos bosques de faias, vertiginosas encostas e magníficas vistas panorâmicas em todas as direções. As duas vias de ascensão mais comuns são de Riaño e de Horcadas, ambas consideradas de dificuldade média no verão e alta no inverno. Sem ser um percurso complicado ou perigoso é preciso usar as mãos para algumas trepadas e destrepadas no regresso, mas nada de difícil.
- Rota por terreno de: alta montanha - Pequena Rota: Rota do Pico Gilbo - Dificuldade: média (caminho com declive íngreme) - Altitude acumulada: +625 m / -625 m - Duração: 4h00' (2h00' de ascensão) - Distância percorrida: 7,7 km - Lugar início ⁄ fim de rota: parque de estacionamento junto à ponte de Riano
Segunda-feira, dia 10 de Junho:
Percurso do Bosque de Hormas (área protegida)
Distância: 10 km
Circular
Pontos de interesse:
Carvalhal de Hormas, carvalhos centenários, vales de Hormas e Bramero, prado de Salsa e vistas panorâmicas ao longo do percurso.
Guia AJ
O que levar?
Roupa adequada, cantil, alimentos
Tipo de alojamento: 3 apartamentos com 2 quartos
Vagas: 10
4 vagas em cama de casal
6 vagas em cama individual
Preço: 120€ por pessoa
Inclui: 2 noites nos apartamentos Los Casares, em Riano (a partilhar quarto e apartamento com o grupo), guia, seguros.
Não inclui: transporte, refeições
Valor de inscrição: 30€
O restante pagamento deverá ser realizado até dia 30 de Maio.
Quimera Travel Experiences
RNAAT 628/2015
RNAVT 8466