top of page

sábado, 08/06

|

Riaño

Pico Gilbo

Convite para um fim de semana de caminhadas no Parque Regional da Montanha Riaño e Mampodre, na região de Léon.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
Pico Gilbo
Pico Gilbo

Horário e local

08/06/2024, 18:00 – 10/06/2024, 15:30

Riaño, 24900 Riaño, León, Espanha

Convidados

Sobre o evento

PROGRAMA:

Sábado, dia 8 de Junho 

Chegada individual 

Check-in no alojamento

Domingo, dia 9 de Junho

Pico Gilbo, el "Cervino" Leonés 

O Pico Gilbo (1679m) é também chamado de “Cervino” Leonês, devido à sua esbelta e característica vertente norte que se assemelha ao Cervino dos Alpes, apesar de ser 2800 metros mais baixo que o verdadeiro Cervino. Está localizado na cordilheira Cantábrica, dentro do Parque Regional Picos de Europa (extremo sul), inserido no Parque Regional da Montanha Riaño e Mampodre, mais propriamente nas margens da barragem de Riaño, da montanha Oriental Leonesa, entre as localidades de Riaño e Horcadas. Apesar de não ser o mais alto da zona - o pico Pandián, o Yordas ou o Peña Las Pintas são mais altos - é o pico mais característico e o mais fotografado.

 É um maciço calcário piramidal, que oferece vistas espetaculares sobre a localidade de Riaño e sobre toda a albufeira da barragem e das montanhas circundantes. A norte, da esquerda para a direita: Parque Natural Redes, Parque Natural de Ponga e Centro-Norte dos Picos de Europa. Para este: Parque Fuentes Carrionas, destacando-se do resto El Espigüete.

 A face norte é uma parede vertical acidentada, aparentemente inacessível, mas cuja ascensão no verão não oferece dificuldades notáveis. Um pouco mais à frente, a NW, separado pelo Collado de Bachende, está o seu irmão mais novo, Cueto Cabrón (1539m), com uma ascensão mais complicada. Apesar de sua baixa altitude, 1679m, a subida ao Pico Gilbo, é considerada uma das mais belas ascensões da província de León. É um percurso que permite desfrutar de belos bosques de faias, vertiginosas encostas e magníficas vistas panorâmicas em todas as direções. As duas vias de ascensão mais comuns são de Riaño e de Horcadas, ambas consideradas de dificuldade média no verão e alta no inverno. Sem ser um percurso complicado ou perigoso é preciso usar as mãos para algumas trepadas e destrepadas no regresso, mas nada de difícil.

- Rota por terreno de: alta montanha - Pequena Rota: Rota do Pico Gilbo - Dificuldade: média (caminho com declive íngreme) - Altitude acumulada: +625 m / -625 m - Duração: 4h00' (2h00' de ascensão) - Distância percorrida: 7,7 km - Lugar início ⁄ fim de rota: parque de estacionamento junto à ponte de Riano

Segunda-feira, dia 10 de Junho: 

Percurso do Bosque de Hormas (área protegida) 

Distância: 10 km 

Circular

Pontos de interesse: 

Carvalhal de Hormas, carvalhos centenários, vales de Hormas e Bramero, prado de Salsa e vistas panorâmicas ao longo do percurso.

Guia AJ 

O que levar? 

Roupa adequada, cantil, alimentos

Tipo de alojamento: 3 apartamentos com 2 quartos

Vagas: 10 

4 vagas em cama de casal 

6 vagas em cama individual

Preço: 120€ por pessoa 

Inclui: 2 noites nos apartamentos Los Casares, em Riano (a partilhar quarto e apartamento com o grupo), guia, seguros. 

Não inclui: transporte, refeições

Valor de inscrição: 30€ 

O restante pagamento deverá ser realizado até dia 30 de Maio.

Quimera Travel Experiences 

RNAAT 628/2015 

RNAVT 8466

Compartilhe esse evento

bottom of page