Atividades de Educação Ambiental

Percurso Arqueológico de Vale Fuzeiros

  

Esta atividade consiste na realização de um percurso pedestre com vista à observação de vários vestígios de ocupação humana desde a Pré-história, tais como os menires do período Neolítico e as necrópoles do período Visigótico.

O Circuito Arqueológico da Vilarinha - Vale Fuzeiros localiza-se na freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.

 

Pontos de interesse:

- Necrópole da Pedreirinha

- Alinhamento da Vilarinha

- Necrópole da Carrasqueira

 

Extensão: 7,5 km

Duração: 3h

Tipo de percurso: circular

Início: Vale Fuzeiros (junto à escola primária).

Público-alvo: 2º Ciclo

Trilho Ambiental do Castelejo

Descrição:

Este trilho está inserido no perímetro florestal de Vila do Bispo, perto da praia do Castelejo, e em pleno Parque Natural da Costa Vicentina. Predominam os pinheiros-mansos, mas também encontramos outras árvores como os pinheiros-bravos, eucaliptos, acácias e ciprestes-da-Califórnia. Outros pontos de interesse são pequenas lagoas que encontramos pelo caminho, cursos de água que correm durante a estação húmida, a flora e a fauna que vamos interpretando e descobrindo ao longo do caminho (por exemplo: identificar vestígios de javali).

 

Percurso pedestre:

Início: Área de lazer do Castelejo

3 km | fácil | circular | 2 horas

Observações:

Existem áreas de descanso e parque de merendas.

As melhoras épocas do ano para planear uma visita são: Primavera e Outono, devido ao clima ameno.

Público-alvo: 1º e 2º Ciclos

À Descoberta da Fonte Benémola

 

​Esta atividade inicia-se com uma visita ao Polo Museológico da Água na aldeia de Querença, que funciona como um centro de interpretação da água, uma das riquezas desta freguesia. A segunda parte consiste num percurso pedestre no barrocal algarvio junto à Ribeira de Menalva, com um elevado caudal, até nos meses de Verão. Seguimos até à Fonte Benémola onde vamos fazer um paragem para descanso e merenda. Pelo caminho, iremos encontrar diversos sistemas de regadio, tais como azenhas, açudes e levadas.

 

Percurso Pedestre:

4,5km | circular | fácil | 2 horas

 

Público-alvo: 1º e 2º Ciclos

Workshop “Conhecer Melhor as Plantas” – Quinta do Lago

Descrição:

Saída de campo no Trilho da Quinta do Lago, inserido no Parque Natural da Ria Formosa, onde se poderão observar dois tipos de habitat, mata e sapal, e conhecer a sua importante função no ambiente, focando a atenção em algumas espécies de flora.

 

Início: estacionamento da praia da Quinta do Lago

Duração: 01h30

Distância: Aproximadamente 3 km

Público-alvo: 1º e 2º Ciclos

Workshop “Conhecer Melhor as Plantas” – Ria de Alvor

  

Descrição:

Saída de campo no Trilho “Ao Sabor das Marés”, no passadiço da Ria de Alvor. Vamos observar com atenção as plantas do sapal e das dunas e perceber a importância destas comunidades vegetais para a regulação do nosso meio ambiente.

 

Início: Zona Ribeirinha de Alvor

Duração: 01h30

Distância: Aproximadamente 3 km

Público-alvo: 1º e 2º Ciclos

Pôr as Mãos na Terra

Descrição:

Esta atividade, realizada na Quinta das 6 Marias, uma quinta de agricultura biológica, permitirá perceber o que é a agricultura biológica, porque é que se semeiam uns vegetais ao lado dos outros, como se faz a preparação do solo e também como se fazem viveiros. Numa visita guiada, vamos ver as árvores de frutos, as hortícolas, as aromáticas e as culturas.

 

Público-alvo: 1º Ciclo

Peddy-paper em Alte

 

Conhecer uma aldeia histórica e cultural algarvia é o nosso desafio nesta atividade. O Peddy-paper é uma prova em que é necessário seguir pistas, coordenadas de GPS e responder a perguntas para chegar ao ponto final do percurso. A primeira equipa a chegar é a equipa vencedora.

O percurso tem aproximadamente 3 km e a duração de 1-2 horas.

É necessário trazer um GPS ou telemóvel com aplicação GPS por equipa.
 

Público-alvo: 1º e 2º Ciclos